terça-feira, 26 de abril de 2016

Lupus e queda de cabelo

Nos ultimos meses tenho vivido uma luta contra o meu cabelo e como desabafo postei uma foto que achei engrançada na internet. A vossa resposta ao post foi enorme e dei-me conta que nunca tinha falado no assunto aqui no blog . Entao o assunto de hoje  é Lupus e  cabelos.
De acordo com a fundação americana de Lupus cerca de 45 % dos doentes com Lupus apresentam queda de  cabelo em algum momento no decorrer da doença. Este sintoma apresenta - se de diversas formas. Às vezes a queda de cabelo ocorre em todo o coro cabeludo, enquanto em outras ocasioes, a perda é desigual.
O que pode ocasionar a perda ?
A atividade da doença e determinados tratamentos .
O que fazer ?
A prevenção é mais eficaz do que tratar da queda quando ela ja´ esta´ instalada mas sempre há opçoes para lidar com este sintoma.
O primeiro passo e´  entender os tipos de queda de cabelo. A queda que  ocorre em todo o couro cabeludo e´ comum no inicio da doença. Quando a queda e´ desigual geralmente esta´ associado `a atividade da doença ou ao lupus discoide, que danificam os foliculos pilosos. Os corticoides e as drogas imunosupressoras usadas para tratar o lupus tambem podem causar queda de cabelo em alguns pacientes.
Em geral , a queda acaba quando a doença esta controlada e o cabelo volta a nascer naturalmente.
No entanto , a perda desigual de cabelo associada a foliculos pilosos danificados e´ permanente. Quando a queda esta´ associada a medicamentos , o sintoma cessa quando a ingestao do remedio e´ interrompida.
É muito importante consultar um médico porque embora não haja um tratamento unico para o lupus que funcione para todas as pessoas porque todos os organismos são diferentes e o lupus manisfesta-se de maneira diferente em cada pessoa e, a obtenção do controle da doença envolva muitas vezes tentativas e erros, o controle da doença é essencial para interromper o sintoma de queda de cabelo que já esteja em processo para evitar problemas a longo prazo. Quanto mais cedo os sintomas forem controlados menor será o risco de ter queda de cabelo permanente.
Se o sintoma estiver a ser causado por algum medicamento é bom discutir a situação com o seu médico a fim de descobrir um tratamento alternativo.
Assim que a doença estiver sob controle a queda de cabelo cessará e o cabelo voltará a crescer .  

A vida com o Lupus

Quando a vida te apresenta a pessoas abençoadas e que lutam a sua batalha com um sorriso.  Foi numa pesquisa sobre uma banda da minha inf...