sexta-feira, 19 de maio de 2017

Estudo espanhol revela que controlar o stress alivia sintomas de lupus




Reduzir o stress nos pacientes com lupus pode aliviar alguns sintomas da doença como perda de peso, fadiga, febre, dores e inflamação das articulações, revela um estudo realizado por investigadores espanhois.
Os cientistas da universidade de granada observam que os pacientes que receberam terapia psicologica registaram uma diminuição significativa nos niveis de stress diario e uma diminuição nos niveis de ansiedade e depressão, atigindo niveis de stress ainda mais baixos do que a população em geral.
Nuria Navarrete, Juan Jimenez Alonso e Maria Ramirez, resonsáveis pela investigação, aplicaram a terapia anti-stress num grupo de doentes que sofriam de lupus de forma a ensina-los a gerir o stress, e consequentemente, reduzir os efeitos negativos do lupus.
Os resultados da pesquisa, divulgada pelo "Psichosomatic Medicine" demonstraram que os pacientes com lupus que receberam a terapia melhoraram signitivamente a sua qualidade de vida tanto a nivel fisico como psicologico. Os doentes submetidos a este tratamento apresentaram menos sintomas relacionados com a pele e o musculo esquelético, caracteristicos dos pacientes com lupus.

Post retirado do blog saiba de saúde


Sem comentários:

Enviar um comentário

A vida com o Lupus

Quando a vida te apresenta a pessoas abençoadas e que lutam a sua batalha com um sorriso.  Foi numa pesquisa sobre uma banda da minha inf...